Educação

Uma nova unidade para o curso de RI

Curso da UFPel começa 2020 com transferência de unidade administrativa

Carlos Queiroz -

A partir do próximo ano, o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (RI/UFPel) passará para uma nova unidade administrativa. Hoje, a graduação faz parte do grupo de outros três cursos que compõem o Centro de Integração do Mercosul. Em outubro, os alunos mobilizaram uma greve estudantil de três dias, paralisando todas as atividades para chamar a atenção aos problemas que tocam tanto a parte estrutural como a administrativa.

Entre as pautas das mobilizações está a situação dos imóveis onde os alunos frequentam as aulas. Originalmente, as turmas estavam alocadas apenas nos prédios do Mercosul e Lyceu Rio-Grandense, mas interdições por riscos de desabamentos e reformas modificaram a rotina do curso. As aulas, atualmente, ocorrem no prédio do antigo Salis Goulart. Ainda em outubro, após os dias de greve estudantil, uma reunião do Conselho Universitário da UFPel (Consun) aprovou a mudança. O curso passa administrativamente, então, para o Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp).

Há alguns anos, o acervo da biblioteca da RI foi realocado, também por conta dos problemas estruturais. As obras passaram para o prédio da Faculdade de Odontologia. Além dos problemas estruturais, o curso passou por obstáculos em relação à administração. Durante cerca de um ano e meio, a secretaria ficou sem um servidor responsável. "Eu cheguei a fazer a matrícula dos novos alunos", lembra o professor coordenador, Fábio Duval. "É um desmonte degenerativo da estrutura do curso", completou.

Os alunos esperam dias melhores após a decisão de mudança de unidade acadêmica. "Estamos em um clima de esperança. Esperamos que ocorra uma melhora, do jeito que estava era muito complicado", declarou o estudante do quarto semestre, Gabriel Domiciano, 20. Ele participou das mobilizações realizadas este ano, assim como a Giovana de Oliveira, estudante membro do Centro Acadêmico das Relações Internacionais.

A acadêmica lembra da pouca evasão de alunos do curso ao longo dos quatro anos da graduação. "As turmas estão sempre cheias." Com as mudanças, a expectativa é de que o impacto seja sentido, principalmente, nas decisões orçamentárias, que serão feitas juntamente com os demais cursos do Ifisp.

O acervo da biblioteca da RI passará para o prédio da Biblioteca de Ciências Sociais da UFPel, segundo o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal. "A principal vantagem é que o curso vai ter uma ligação mais próxima com áreas que possuem uma afinidade temática maior", afirma. As aulas, contudo, seguirão nos prédios atuais.

Novidades para a UFPel em 2019
Além da mudança administrativa do curso de Relações Internacionais, a UFPel iniciará o próximo semestre letivo com outras novidades

- A frota dos ônibus do transporte de apoio da instituição vai aumentar: três novos veículos serão adquiridos em 2020. O meio de transporte é totalmente gratuito aos alunos e servidores.
- A Política para Mães Universitárias será ampliada. Cadeiras de amamentação e fraldários serão instalados em mais de 20 unidades acadêmicas.
- A Biblioteca do Capão do Leão será inaugurada durante o primeiro semestre letivo.
- A Universidade recebeu R$ 3,2 milhões destinados à construção do novo prédio do curso de Meteorologia. Além disso, o radar meteorológico será instalado no Campus - hoje o instrumento de pesquisa fica no Campus Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dê um arranhador e evite estragos Anterior

Dê um arranhador e evite estragos

UFPel divulga listão do Pave Próximo

UFPel divulga listão do Pave

Deixe seu comentário